Belo Horizonte - Em partida realizada na tarde deste domingo, no Ipatingão, em Ipatinga, o América venceu por 2 a 1, desbancou o Cruzeiro e assegurou vaga na final do Campeonato Mineiro contra o Atlético, que chegou à decisão, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Villa Nova.
O jogo começou muito equilibrado, com as duas equipes presas à marcação no meio-campo. O América tocava a bola, esperando o melhor momento para atacar, enquanto o Ipatinga aparentava um certo nervosismo e não conseguia dar seqüência as suas jogadas.
O primeiro lance de perigo real do jogo aconteceu somente aos 35 minutos. Alan fez boa jogada pela meia-direita, entrou na área e chutou forte. A bola desviou no zagueiro Thiago e saiu para escanteio, assustando o goleiro Fabiano, que apenas olhou.
O melhor momento da primeira etapa veio aos 42 minutos. Edson avançou pela direita, tocou para Carlos Alberto. Ele enfiou na área para Rodrigo, que chutou rasteiro. A bola bateu na trave e sobrou para Tucho, que não conseguiu aproveitar a chance.
As duas equipes voltaram sem substituições para o segundo tempo. O América conseguiu segurar o Ipatinga e começou a armar contra-ataques perigosos. Aos 21 minutos, Rodrigo ganhou no meio e tocou para Ruy, que fez bela jogada pela direita e cruzou para a área. Tucho adiantou-se à zaga do Ipatinga e abriu o placar para o América.
Mas o Ipatinga não desistiu. Aos 33 minutos, confusão na área do América e Jackson acabou sendo derrubado por Thiago. Pênalti. Alexandre Goulart cobrou e empatou o jogo por 1 a 1.
E foi exatamente quando o Ipatinga mais pressionava que o América chegou ao gol de desempate. Aos 38 minutos, Michael subiu pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para a área. Rodrigo pulou e fez de cabeça. América 2 a 1. Este resultado garantiu o Coelho na final contra o Atlético.