Porto Alegre - O técnico Carlos Alberto Parreira se apresenta ao Internacional, de Porto Alegre, nesta quarta-feira, à tarde. Ele acertou com o clube gaúcho para comandar a equipe do Inter no Campeonato Brasileiro.
Uma das primeiras medidas de Parreira no seu novo clube será pedir a contratação de um novo xerife para a zaga. Nas conversas que manteve, por telefone, com o presidente Fernando Miranda e com o gerente-de-futebol João Paulo Medina, o treinador ouviu deles que depois da saída do zagueiro Lúcio o time caiu de produção.
Lúcio era o líder da equipe. Alguns teipes de jogos do Inter no Campeonato Gaúcho, arranjados por amigos, vão servir para ele observar e conhecer o estilo de cada jogador do elenco.
Os jogadores do Inter ficarão em férias durante 15 dias e Parreira aproveitará esse período para fazer avaliações do elenco com a diretoria e estabelecer um plano de trabalho. Ele disse já ter algumas coisas na cabeça, mas não quis revelar, pois pretende falar primeiro com os dirigentes. Seu trabalho será facilitado em razão de conhecer alguns jogadores do atual elenco: Iran, goleiro que foi do Guarani, Bruno, meio-de-campo do Atlético Mineiro, Dênis, ex-lateral-esquerdo do Palmeiras, Lê, ex-meia do Flamengo, Luís Cláudio, ex-atacante do Vasco, o meio-de-campo Marcelo e o atacante Leandro Guerreiro, entre outros.
Segundo Parreira, o seu contrato deve ser assinado nesta quarta-feira, após a apresentação e a entrevista coletiva que ele e os dirigentes vão conceder. A duração do contrato vai ser definida e deverá ir até o final do mandato do atual presidente, em dezembro.
O treinador esteve com Zé Mário, o ex-técnico do Inter, para colher algumas informações. Ficou sabendo que a equipe é composta por jovens, a maioria oriunda das divisões de base, e soube também da organização e da boa estrutura do clube gaúcho.
A comissão técnica do novo técnico do Inter só deverá ter dois nomes indicados por ele: o assistente-técnico Júlio César Leal e o preparador físico Moracy Santana. Wendell, seu treinador de goleiros preferido não foi contratado porque o Inter já tem um de muitas qualidades, segundo Carlos Alberto Pareira. Sobre o cargo de gerente-de-futebol, ele afirmou que o Inter já tem no cargo João Paulo Medida e Américo Faria se diz muito satisfeito no Palmeiras.
Na volta das férias dos jogadores, Parreira vai apresentar um planejamento para a pré-temporada que prevê um período de preparação de 15 dias, provavelmente, numa cidade do interior gaúcho. Ele considera a campanha do Campeonato Brasileiro das mais difíceis. O Inter deverá disputar amistosos no exterior antes da estréia na competição que será realizada no segundo semestre, quando o técnico aproveitará para montar e ajustar o time.
”Numa competição que reunirá os 28 maiores clubes do país e só se classificarão para as finais quatro, chegar à decisão é uma tarefa muito difícil. Só pode chegar lá quem estiver muito bem preparado. Por isso, precisaremos de um bom trabalho na pré-temporada.”