São Paulo - A Ponte Preta garantiu sua classificação às semifinais da Copa do Brasil após golear o Fortaleza por 5 a 2 na tarde desta quarta-feira no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O atacante Washington, autor de quatro gols, foi o destaque do confronto. Régis fez o outro gol da Macaca, enquanto Claudinho Paulista e Júnior Amorim descontaram.
Com o resultado, a Ponte Preta espera o classificado do duelo entre Atlético Paranaense e Corinthians para conhecer seu adversário na próxima fase.
A Ponte Preta começou o jogo pressionando em busca do gol. O primeiro lance de perigo aconteceu aos dez minutos. Piá fez boa jogada pela direita e cruzou. Ronaldo Angelim se antecipou a Washington e salvou a situação. Mas a Macaca continuou pressionando e de tanto insistir chegou ao primeiro gol, aos 16 minutos. Elivélton cobrou escanteio, Fábio Júnior escorou e Piá ajeitou para Washington chutar e marcar.
O gol deixou o Fortaleza atordoado e a Ponte Preta se aproveitou para ampliar. Aos 22 minutos, Piá lançou, a zaga cearense falhou e Washington, dentro da área, deslocou o goleiro Maizena. Aos 30, Elivélton cobrou escanteio e Fábio Júnior acertou a trave do Fortaleza.
Nem mesmo a vantagem de dois gols deixou a Macaca satisfeita e novamente Washington tratou de marcar o terceiro, aos 34 minutos. Elivélton foi lançado pela esquerda e rolou para Washoington completar para o gol. A partir daí o Fortaleza melhorou um pouquinho, mas nem chegou a assustar o gol de Alexandre.
Se o Fortaleza voltou para o segundo tempo disposto a reagir, foi surpreendido logo aos seis minutos com o quarto gol da Ponte Preta. Washington chutou de fora da área, a bola bateu na zaga e sobrou para Régis marcar. O Fortaleza conseguiu diminuir aos dez minutos, através de uma boa cobrança de falta de Claudinho Paulista.
A partida ficou equilibrada, com os dois times alternando boas chances de gol. Aos 20 minutos, Reginaldo cruzou e Elivélton afastou o perigo. Dois minutos depois, Piá tocou para Washington, que foi desarmado na hora do chute.
Mas a torcida da Ponte Preta pedia mais um gol, e Washington resolveu atender. Aos 26 minutos ele cobrou pênalti com perfeição e ampliou o placar. O Fortaleza seguiu pressionando e diminuiu aos 37 minutos, com Júnior Amorim cobrando pênalti. O próprio Júnior foi expulso aos 41 minutos, após cometer falta violenta em Piá. O lance desanimou o Fortaleza, que teve que se contentar em ver a festa da Macaca.