São Paulo - A Rússia venceu o Grupo Vermelho e se classificou para as finais da Copa do Mundo por Equipes, que está sendo disputada no saibro em Dusseldorf, na Alemanha.
Na terceira e última rodada da chave, nesta quinta-feira, os russos derrotaram os argentinos por 3 a 0 e os EUA ganharam da França por 2 a 1. Rússia e EUA empataram em confrontos, com duas vitórias e uma derrota, mas os russos haviam vencido o confronto direito contra os americanos e ficaram com a vaga na decisão, que será disputada neste sábado.
Marat Safin ganhou do argentino Franco Squillari, por 2 sets a 0 (7/6 (8/6), 6/4), e Yevgeny Kafelnikov passou por Mariano Puerta, por 2 sets a 1 (2/6, 7/5, 6/2). Na partida de duplas, Safin e Kafelnikov derrotaram Lucas Arnold e Martin Garcia, por 2 a 1 (2/6, 6/4, 7/5).
EUA x França começou com uma vitória de Arnaud Clement sobre Jan-Michael Gambill, por 2 sets a 0 (7/6 (7/2), 6/3). O americano Pete Sampras empatou o confronto ao derrotar Sebastien Grosjean, por 2 sets a 1 (6/3, 3/6, 6/3). Nas duplas, Gambill e Andy Roddick venceram Clement e Grosjean, por 2 sets a 0 (6/2, 6/1), eliminando os franceses, que garantiriam a vaga na final se ganhassem a partida.
A última rodada do Grupo Azul será disputada nesta sexta-feira. A Austrália, que lidera a chave com cinco vitórias e uma derrota, enfrenta a Alemanha, que está empatada com a Espanha na segunda posição; os espanhóis jogam contra a já eliminada Suécia. O campeão da chave enfrenta a Rússia no sábado.