Rio - O Torneio Internacional Guido Sieni 2001 terá início neste sábado na Sardenha, na Itália, com a participação do campeão mundial de judô militar e civil e atleta da seleção brasileira e do Exército Brasileiro, Sebástian Pereira (Vasco), que estará lutando pelo título da categoria leve. O torneio, que reúne atletas do mundo inteiro, faz parte da fase preparatória visando ao Mundial de Munique, na Alemanha, de 26 a 29 de julho.
Em 2000, Sebástian conquistou a medalha de bronze no Guido Sieni e esse ano pretende uma colocação melhor. "Treinei com os atletas da seleção brasileira durante uma semana em São Paulo e espero vencer minhas lutas", explica o judoca, tricampeão do Torneio Tre Torri, que será disputado na semana seguinte ao Guido Sieni.
Sebástian é o único judoca brasileiro que está custeando sua viagem para a disputa destas duas competições, já que nem ele nem a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) conseguiram patrocínio a tempo. Os atletas paulistas foram à Itália com a ajuda de seus respectivos clubes. "Essa é a primeira disputa internacional da Seleção neste ano e precisamos fazer qualquer sacrifício para estar nela", completa Sebástian, único judoca masculino carioca no grupo.