São Paulo – Guga derrotou o russo Yevgueny Kafelnikov nesta terça-feira por 3 sets a 1, avançou à semifinal do Torneio de Roland Garros e passou a acamular mais de US$ 10 milhões em prêmios na carreira. Ainda viu o adversário se render completamente. O derrotado tenista da Rússia aplaudiu o brasileiro durante a partida e o comparou ao gênio da arte Pablo Picasso ao final do jogo, que teve parciais de 6/1, 3/6, 7/6 (7/3) e 6/4.
O nº 1 do ranking de entradas, que já foi campeão de Roland Garros em 97 e 2000, luta agora por uma vaga na decisão deste ano contra o espanhol Juan Carlos Ferrero, que bateu o australiano Lleyton Hewitt em partida que acontece na quinta ou sexta-feira. Guga, porém, pode perder o posto de melhor do mundo para Andre Agassi mesmo que seja tricampeão.
O resultado das quartas-de-final serviu como um cala boca de Guga, já que Kafelnikov vinha provocando o brasileiro e chegou a afirmar que era melhor que ele no saibro, piso da competição francesa.
Na partida desta terça, Gustavo Kueten atropelou o russo no primeiro set. Quebrou o saque dele no quarto e no sexto games, demorando apenas 19 minutos para fazer 6 a 1. O seu grande trunfo foi o saque, já que teve aproveitamento de 100% dos pontos no primeiro serviço.
O brasileiro não encontrou a mesma facilidade no segundo set. Teve o seu saque quebrado no quarto game e o seu aproveitamento de pontos no jogo também caiu para 78%. Resultado: Kafelnikov venceu por 6 a 3.
No terceiro game, as coisas foram equilibradas. Não houve quebra de serviço e a decisão foi para o tie-break. Guga mais uma vez superou o fantasma (ele havia perdido 10 tie-breaks seguidos) que vinha lhe atacando até o início de Roland Garros e venceu por 7 a 3.
Guga recuperou o domínio no quarto set. Obteve uma quebra no primeiro e terceiro games. Chegou a tomar o troco no quarto, mas conseguiu fechar a partida.
VEJA TAMBÉM
As estatísticas da partida pelas quartas-de-final
Site especial com tudo sobre Roland Garros