Rio - A partir de julho deste ano, os jogadores que atuam no futebol profissional da França terão de se submeter a exames antidoping duas vezes por temporada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Liga Francesa de Futebol (LNF). Até a temporada 2000/2001, não havia uma rotina para a realização dos testes.
“Haverá exames durante a temporada para todos os atletas, assim como é feito no ciclismo. Discutimos o problema com o sindicato dos jogadores e eles disseram que apóiam a decisão. O objetivo é proteger a saúde dos atletas e não puni-los”, explicou Pierre Rochcongar, médico da LNF.
O futebol europeu tem sido atingido por vários casos de doping, envolvendo inclusive atletas de destaque no futebol mundial: o holandês Frank de Boer, do Barcelona, foi pego em março por uso de nandrolona, substância proibida pela Fifa, após uma partida contra o Celta de Vigo, pela Copa da Uefa; seu compatriota Edgar Davids, da Juventus, e o zagueiro português Fernando Couto, da Lazio, já foram suspensos pela Fifa por uso de doping.