Rio - Após terminar a primeira fase da Liga Mundial com a melhor campanha, a Seleção masculina de vôlei entra na reta final de treinamentos para a fase final da competição, que será realizada entre os dias 25 e 30 deste mês. O técnico Bernardinho definiu nesta segunda-feira os 12 atletas que embarcarão nesta sexta para a Polônia. Do grupo que disputou a fase de classificação, foram cortados o meio-de-rede Rodrigão e o levantador Marcelinho.
“Esta decisão foi momentânea e temporária”, afirmou o treinador, que não descarta a possibilidade destes dois atletas disputarem os próximos torneios com a equipe.
O time se reapresenta nesta terça-feira, no Rio, e já treina na Escola de Educação Física do Exército das 17h45min às 19h45min. Na quarta e na quinta, o treinamento será em dois períodos: 9h15min às 11h15min e das 17h45min às 19h45min. Na sexta-feira, a programação muda. O treino da manhã será das 9h15 às 11h15 e à tarde, das 16h às 18h.
Na fase decisiva da Liga, o Brasil enfrentará a Itália, que já venceu oito vezes a competição, a Rússia, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, e a seleção polonesa. No outro grupo estão Cuba, Iugoslávia, Holanda e França. Os dois primeiros colocados de cada chave disputam as semifinais.
Os 12 jogadores definidos por Bernardinho são: os levantadores Maurício e Ricardinho; os meios-de-rede André Heller, Henrique e Gustavo; os opostos André Nascimento e Anderson; os pontas Nalbert, Giba, Giovane e Dante; e o líbero Sérgio (Escadinha).