Londres - O governo britânico anunciou planos para prorrogar o prazo de validade das leis contra hooliganismo na esperança de impedir problemas na partida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo entre Inglaterra e Alemanha, marcadas para setembro em Munique.
Os novos poderes da polícia para impedir que hooligans – torcedores vândalos e violentos - viajem para assistir aos jogos passaram a valer em agosto, mas devem expirar cinco dias antes do jogo, que será no dia 1º de setembro.
O ministro do Interior britânico, John Denham, disse na quarta-feira ser importante que a legislação seja renovada a tempo para impedir a desordem no jogo entre os dois rivais. ``É essencial que essas providências sejam renovadas para garantir que a polícia e as cortes tenham todas as ferramentas que precisam para lidar com os que possam ver os jogos futebol como uma oportunidade de provocar transtornos e envergonhar seu país'', disse Denham em um comunicado.
Os torcedores punidos são forçados a entregar seus passaportes durante períodos específicos e também precisam comparecer a uma delegacia no horário das partidas.