Rio - Lleyton Hewitt, que venceu no último domingo o Torneio de Queen's, e Roger Federer disputarão neste sábado um lugar na final do Torneio de Den Bosch, na Holanda. O australiano, primeiro cabeça-de-chave, não tomou conhecimento do belga Gilles Elseneer, número 323 do ranking de entradas e zebra da competição, vencendo-o por 2 sets a 0 (6/2, 6/4). O suíço, quarto pré-classificado, teve trabalho para vencer o holandês Raemon Sluiter, por 2 sets a 1 (6/7 (4/7), 6/4, 6/4).
A outra semifinal também será realizada neste sábado e terá dois especialistas em saibro: o argentino Guillermo Cañas, 61º colocado do ranking de entradas, e o espanhol Tommy Robredo, 69º.
Hewitt tem 20 anos e é o sexto colocado do ranking. Ele conquistou oito títulos do ATP Tour, sendo dois este ano: além de sair vencedor das quadras de grama do Queen's Club, em Londres, o tenista foi campeão em Sydney, Austrália, em piso rápido.
Apesar de ter sido derrotado na primeira rodada do Torneio de Wimbledon em 2000, Hewitt é um dos que tem mais chances de chegar ao título da competição nesta temporada. O terceiro Grand Slam do ano começa na próxima segunda-feira.
Federer, de 19 anos e número 15 do ranking, venceu neste ano seu primeiro e único título do ATP Tour, o do Torneio de Milão, disputado em quadra rápida. Seu melhor resultado em quadras de grama está sendo conquistado em Den Bosch.