Recife - O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, afirmou que 18 federações já anunciaram sua disposição de não aceitar a extinção dos campeonatos estaduais, como foi anunciado nesta terça-feira pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
Oliveira avisou que na próxima segunda-feira haverá uma reunião na FPF, quando será solicitada a realização de uma assembléia geral e estabelecido o esboço do calendário a ser cumprido no próximo ano. Segundo ele, as federações do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e outras já se definiram contrárias.
"Só o Farah apoiou o calendário de Ricardo Teixeira", afirmou, referindo-se ao presidente da Federação Paulista, Eduardo Farah. Para o dirigente pernambucano, o calendário apresentado foi definido por Marcelo Pinto, diretor da Rede Globo, visando atender os interesses da emissora.
Na avaliação de Oliveira, o novo calendário vai provocar a falência de centenas de clubes em todas as regiões do Brasil e ocasionar o desemprego de cerca de 50 mil pessoas que trabalham para o futebol. Ele defendeu a realização das disputas regionais juntamente com os estaduais e apontou como exemplo os realizados este ano no Nordeste.