Recife - O Sport Recife poderá ser o primeiro clube a pedir desligamento da Federação Pernambucana de Futebol. O primeiro passo foi dado pelo presidente do clube, Luciano Bivar, que encaminhou documento comunicando o fim do relacionamento comercial com a entidade. Bivar adiantou estar esperando que a Associação dos Clubes do Nordeste se transforme em Liga para pedir afastamento.
Segundo ele, a CBF deverá autorizar nos próximos dias a criação das ligas, as quais ficarão encarregadas de elaborar e dirigir todos os campeonatos. "Será um regime totalmente empresarial, como exigem os tempos modernos", afirmou.
O pedido de desligamento veio após intensa discussão entre o presidente do clube e o da Federação, Carlos Alberto Oliveira, sobre o calendário anunciado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, principalmente no que diz respeito ao fim dos campeonatos estaduais. Bivar disse que estes campeonatos estaduais são deficitários para os grandes clubes e só servem para garantir as mordomias dos dirigentes das federações, que, segundo ele, são verdadeiros cabides de emprego.
Oliveira disse não acreditar que o Sport peça desfiliação e adiantou que este assunto só pode ser definido pelo Conselho Deliberativo do clube. Ele entende que Luciano Bivar está servindo aos interesses do grupo que irá se beneficiar da nova estrutura, que seria composto pelo presidente da CBF, Pelé e a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão de jogos.