Cidade do México - Se as duas maiores redes de televisão do México, Televisa e TV Azteca, estão torcendo como nunca para a seleção nacional de futebol, o motivo não é só nacionalismo -- é financeiro.
Caso o time do México não se classifique para a Copa de 2002, no Japão e na Coréia, analistas dizem que as duas redes podem perder em publicidade cerca de US$ 20 milhões dos US$ 50 milhões que deveriam faturar durante o campeonato.
A Televisa e a Azteca atingem cerca de 20 milhões de lares no México, e dividem o mercado publicitário na proporção 75/25. São as duas únicas redes com cobertura nacional. A seleção mexicana está em quinto no lugar entre os seis de sua chave, atrás de Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e Jamaica. O time precisa ganhar todas as partidas que tem pela frente para se classificar.
``Estimo que cada uma das companhias vai gerar 50 milhões de dólares em propaganda durante os jogos da Copa de 2002 e em programas especiais. Se o México se classificar'', disse Francisco Rivero, analista do Santander Investments no México.
Outros fatores colaboram para tornar o próximo mundial menos lucrativo que o anterior. Primeiro, as transmissões ao vivo acontecerão nas manhãs no México. ``Os horários dos jogos não são muito convenientes'', disse Julio Zetina, analista da corretora Vector, em Nova York.
Uma fonte da Televisa disse que a empresa está confiante na receita publicitária mesmo se o México não conseguir a classificação. ``Os clientes de publicidade compram um produto que é a Copa. Eles compram 64 jogos. O México tem jogado entre cinco e seis jogos'', disse.