Rio - O técnico Tite orientou, sob um forte calor na manhã desta segunda-feira, o primeiro coletivo após o fim das férias dos atletas do Grêmio, há uma semana. O treino ocorreu em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, e foi considerado positivo, apesar dos freqüentes lances ríspidos envolvendo sobretudo atacantes e zagueiros.
“A competitividade faz parte do jogo, mas às vezes é preciso parar o excesso de virilidade”, afirmou Tite, que chegou a chamar a atenção do zagueiro Alex Xavier por causa da violência empregada no coletivo.
Em relação à formação campeã da Copa do Brasil deste ano, os poucos torcedores presentes no treino constataram mudanças importantes: na zaga, Alex Xavier no lugar de Mauro Galvão, que se recupera de uma lesão no tendão-de-aquiles; na cabeça de área, na vaga de Eduardo Costa, que foi negociado com o Bordeaux, da França, Gavião; e no ataque, o meia Fábio Baiano improvisado na posição de Marcelinho Paraíba, que foi vendido para o Hertha Berlin, da Alemanha.
Sobre a possibilidade de utilizar Fábio Baiano como atacante na Copa Mercosul, cuja estréia do Tricolor gaúcho será no dia 22 deste mês, diante do River Plate, em Buenos Aires, Tite é cauteloso. “Vamos com calma, sem decisões prematuras. Apenas colocamos o Fábio mais solto, com a liberdade de avançar mais em campo.”
Tite, entretanto, aguarda pela contração de um atacante de ofício. Mas por enquanto, só especulações, como Dodô, do Santos.