Belo Horizonte - As novidades no América para o Campeonato Brasileiro não param. O zagueiro Índio, de 26 anos, ex-Etti de Jundiaí, começou a treinar na segunda-feira no Centro de Treinamentos, após acertar seu empréstimo até 31 de dezembro. O técnico Lula Pereira conta, no momento, com 40 jogadores, e as dispensas, que começaram segunda, deverão continuar nesta semana. As contratações, no entanto, ainda não terminaram.
O zagueiro Índio é mais um reforço conhecido do técnico Lula Pereira. “Ser indicado pelo treinador, com certeza, é uma responsabilidade. Mas estou confiando e vou procurar fazer o melhor", promete o jogador, que joga pelos dois lados, embora prefira o direito. “O Lula é uma boa pessoa, que dá oportunidade aos jovens. Espero que seu trabalho tenha continuidade no Campeonato Brasileiro."
Índio chega com boas informações do América, já que é amigo do meia Geraldo, que esteve aqui em 1999. “O futebol está nivelado e quem coloca mais vontade vence", afirma o zagueiro, que tem 1,80 m e 80 quilos. Natural de Maracaí (SP), Índio já passou por Novorizontino, Bragantino, Santo André, Botafogo de Ribeirão Preto, Figueirense e Etti Jundiaí. Ele foi campeão da Série C do Brasileiro pelo Novorizontino, em 94, e da Série A-2 do Paulista em 2000 pelo Botafogo e 2001 pelo Etti Jundiaí.
O técnico Lula Pereira admite que a melhor solução é trazer jogadores com os quais trabalhou. “Infelizmente, o clube não teve condições de fazer quatro grandes contratações e estamos procurando jogadores que já conhecemos, dentro do que o América pode assumir", explica o treinador. “Isso facilita o trabalho e temos buscado jogadores que tenham alguma experiência de Campeonato Brasileiro."
Apesar de 40 jogadores estarem treinando no CT _ 33 contratados e sete em observação _, as novidades ainda não terminaram. O clube deve trazer mais um lateral, já que Nenê, que estava em testes, foi dispensado ontem, e Telmo não fica para o segundo semestre. Parte de seu passe pertence a um empresário português, que tinha uma proposta melhor para ele. Assim, o elenco conta com apenas três laterais: Edson, Michael e Adriano Caruaru.
O empresário Cadmo Barros, presidente do Porto de Caruaru, vem nesta segunda a Belo Horizonte, para tratar da renovação do empréstimo de Adriano Caruaru e Carlos Alberto. Cadmo Barros deve trazer também o volante Chicão, de 26 anos.
O meia Maurício, ex-Democrata de Sete Lagoas, foi dispensado ontem, já que não vinha sendo aproveitado. Seu contrato, que venceria em janeiro, foi rescindido. Os atacantes Renato e Batista também não continuam no América. O diretor de Futebol, Ângelo Pimentel, anuncia que outros jogadores do clube deverão ser negociados. Um deles é o lateral-esquerdo Tércio, que voltou de empréstimo ao Rio Branco de Americana (SP).
O empresário Luís Taveira está em Belo Horizonte para se reunir com Ângelo Pimentel e tentar a renovação de contrato do meia Fabrício. Segundo o procurador, a divergência maior é mesmo quanto ao salário do jogador. A duração do contrato, cinco anos, agrada às duas partes.