São Paulo – Depois de ser desbancado pelo americano André Agassi na liderança da Corrida dos Campeões No Torneio de Wimbledon, o brasileiro Gustavo Kuerten está ameaçado de perder o segundo posto para o espanhol Juan Carslos Ferrero, que se classificou neste sábado para as semifinais do Torneio de Gastaad (Suíça).
Guga tem 490 pontos na Corrida, o novo ranking mundial do tênis, e não vai mudar sua pontuação uma vez que não disputou torneios nesta semana. Ferrero, que tem 466, já garantiu 18 pontos pela garantia da vaga na semifinal. Para ultrapassar o brasileiro, no entanto, precisa ser campeão da Suíça. Somaria assim mais 40 pontos na listagem.
O rival de Ferrero nas semifinais de sábado será o francês Sebastien Grosjean. O espanhol, cabeça-de-chave número 2, derrotou nesta sexta-feira o francês Cedric Pioline, por 2 sets a 0 (6/2, 6/1), em menos de uma hora; Grosjean, terceiro pré-classificado, também não teve dificuldade para passar pelas quartas-de-final, ganhando do argentino Franco Squillari, por 2 a 0 (6/0, 6/1).
Semifinalista do Aberto da França em 2000 e neste ano, Juan Carlos Ferrero, quinto colocado do ranking de entradas, tem 21 anos e conquistou cinco títulos do ATP Tour, quatro deles nesta temporada (os torneios de Dubai, Estoril e Barcelona e o Masters Series de Roma).
Grosjean, número 7 do ranking, tem 23 anos e venceu um torneio do ATP Tour na carreira (o Torneio de Nottingham, disputado na grama, em junho de 2000).
Como o espanhol, Grosjean vem tendo nesta temporada sua melhor performance no Circuito Mundial, chegando às semifinais do Aberto da Austrália, do Aberto da França e do Masters Series de Monte Carlo. O francês e o espanhol nunca se enfrentaram em competições do ATP Tour.
O Torneio de Gstaad tem premiação de US$ 600 mil, é disputado em quadras de saibro e dá ao vencedor 200 pontos no ranking de entradas.