Rio – O sueco Magnus Norman se classificou para as semifinais do Torneio de Bastad, na Suécia, com uma vitória sobre o belga Christophe Rochus, por 2 sets a 1 (3/6, 6/3, 7/5). O sueco, cabeça-de-chave número 1, enfrentará neste sábado o checo Bohdan Ulihrach.
O quinto pré-classificado derrotou o espanhol Albert Portas, terceiro cabeça-de-chave, também por 2 sets a 1 (6/2, 3/6, 7/6 (7/4). A outra partida da semifinal será entre o italiano Andrea Gaudenzi e o marroquino Younes El Aynaoui.
Norman, 19º colocado do ranking de entradas, tem 25 anos e 12 títulos do ATP Tour, enquanto Ulihrach, de 26 anos, é o número 43 da lista e ganhou três torneios do circuito. O checo venceu o único confronto entre ambos, disputado no saibro, em 1998: ele derrotou o sueco por 2 sets a 0 (6/3, 7/6) na decisão do Torneio de Umag, na Croácia.
Os dois jogadores ainda não conseguiram um título do ATP Tour nesta temporada. Norman, que terminou o ano passado na quarta posição do ranking de entradas, ganhou somente 22 das 40 partidas que disputou este ano -- seus melhores resultados foram conseguidos em Sydney, na Austrália, e em Scottsdale, nos EUA, em torneios em que foi vice-campeão. Ulihrach ganhou 25 de seus 40 jogos e foi finalista em Doha, no Qatar.
A competição tem premiação de US$ 400 mil, é disputada em quadras de saibro e dá ao vencedor 35 pontos na Corrida dos Campeões e 175 no ranking de entradas.