São Paulo – O alemão Michael Schumacher sepultou neste domingo, ao ficar em segundo lugar no GP da Inglaterra e ver seu único rival na luta pelo título, o escocês David Coulthard abandonar a prova, qualquer chance de reação do piloto da McLaren. Abriu 37 pontos de vantagem (84 a 47) na classificação de pilotos e colocou uma mão e meia na taça de tetracampeão mundial de F-1. Agora, as apostas são para saber em que prova Schummy conseguirá liquidar a fatura.
Matematicamente, não é possível que o alemão garanta o tetra no próximo GP, o da Alemanha, em 29 de junho. Porém, para a prova da Hungria, em 19 de agosto, as chances são bastante grandes. Para tanto, Schumacher precisa apenas abrir mais quatro pontos nas duas próximas provas para ‘fechar o caixão’ de Coulthard.
Veja algumas das possibilidades de Schumacher ser campeão nas duas próximas provas:
Hipótese 1 – O ferrarista vence o GP da Alemanha e o GP da Hungria. Não dependeria dos resultados de Coulthard.
Hipótese 2 - Schumacher vence a prova alemã. Pode ser campeão na Hungria desde que ele nem Coulthard marquem pontos.
Hipótese 3 - Coulthard vence na Alemanha e Schumacher chega em segundo. Schummy precisaria vencer na Hungria e torcer para Coulthard chegar de terceiro para baixo.
Existem muitas outras possibilidades, inclusive de a Ferrari decidir ‘tirar o pé do acelerador’ para tentar levar a decisão para sua casa. O GP de Monza acontece em 16 de agosto.
Para Couthard, no entanto, a situação é praticamente irreversível. Mesmo que o britânico ganhe todas as seis provas que restam, chegaria apenas a 97 pontos. Schumacher só precisaria fazer mais 14 pontos (dois segundos e um quinto lugares) para ficar com o tetra. Tarefa fácil para quem, até agora, em 11 provas, conseguiu seis vitórias e quatro segundos lugares.