São Paulo - O alemão Michael Schumacher terminou em segundo no GP da Inglaterra deste domingo, em Silverstone, e se vencer as duas próximas provas liquidará o Mundial da Fórmula 1 com quatro corridas de antecipação. A situação é tão tranqüila que mesmo que o ferrarista não vença até o final do campeonato, só precisaria de dois segundos e um quinto lugares para levar o tetra.
A vitória em Silverstone ficou para o finlandês Mika Hakkinen. O bicampeão mundial subiu ao topo do pódio pela primeira vez no ano. Já o brasileiro Rubinho Barrichello, mesmo largando em sexto, obteve o terceiro posto (confira volta a volta o que ocorreu na prova em Silverstone).
Com o resultado, Schummy chegou aos 84 pontos e abriu 37 de vantagem em relação a David Coulthard, o vice-líder, que abandonou logo na segunda volta neste domingo.
Mas se no campeonato a Ferrari vem dando um passeio, na pista neste domingo foi a McLaren de Mika Hakkinen que brilhou. O finlandês conquistou a vitória com uma corrida perfeita (confira a avaliação dos pilotos no gp britânico), onde não chegou a ser ameaçado por Schumacher mesmo tendo feito duas paradas no boxe contra uma do alemão.
Rubinho também fez uma única parada e contou com os abandonos de Ralf e Coulthard para ficar em terceiro, subindo ao pódio pela segunda vez seguida na temporada, e reassumindo o terceiro posto no campeonato, que estava com Ralf Schumacher. O brasileiro tem agora 34 pontos, contra 31 do irmão mais novo de Schumacher.
Na largada, Schumacher conseguiu manter a ponta. Coulthard e Trulli se tocaram. O primeiro conseguiu voltar em 18ºe o segundo abandonou. Rubinho, que era o sexto no grid, foi beneficiado pelos problemas dos dois pilotos e ainda ganhou uma posição de Frentzen, mas perdeu um posto para Montoya e ficou em quarto.
Hakkinen, que estava em segundo, era mais rápido e conseguiu ultrapassar Schumacher na quinta volta. O finlandês abriu vantagem, foi para a sua primeira parada e ainda conseguiu voltar na frente do ferrarista. A briga pela liderança só voltou a esquentar quando o piloto da McLaren foi para a sua segunda parada na mesma volta que o alemão fez a sua primeira, mas Hakkinen, mesmo assim, conseguiu manter a posição.
Essa foi a primeira vez na temporada que o finlandês vence uma prova. Schumacher poderia, se tivesse vencido, igualar o recorde de vitórias da categoria, que pertence ao francês Alan Prost, com 51. Ficou para o GP da Alemanha, em 29 de julho.