Rio - A abertura do Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 1º de agosto, mas devido aos problemas jurídicos que a CBF tem enfrentado, com as liminares do Remo, Santa Cruz e Náutico, que querem disputar a Primeira Divisão, a competição corre o risco de ser adiada ou até de não acontecer.
Para evitar que isso aconteça alguns dos principais clubes do futebol brasileiro formaram uma comissão, liderada pelo Flamengo, e estão estudando a possibilidade de criação de uma liga, garantindo a realização do campeonato, que contaria apenas com os clubes que fazem parte do Clube dos Treze, além de alguns que seriam convidados.
Segundo Alexandre Kalil, presidente do conselho deliberativo do Atlético Mineiro e um dos membros da comissão que estuda a criação da liga, o ideal seria fazer essa mudança somente no ano que vem, mas devido aos problemas jurídicos a situação terá que ser resolvida o mais rápido possível.
“Estamos reiniciando os estudos sobre a criação da liga, à qual tenho algumas restrições, mas que pode ser a saída para evitarmos maiores problemas para o futebol brasileiro. A princípio é uma estrutura nova e moderna, que dá aos clubes total controle sobre as questões ligadas ao futebol. Mas, ainda vamos continuar conversando para vermos as melhores opções. O ideal seria criar a liga a partir do ano que vem”, disse Kalil.