São Paulo – Com um jogador a mais desde os 24min do segundo tempo, o Grêmio aprontou para cima do River Plate em pleno estádio Monumental del Núnez, em Buenos Aires. A equipe brasileira ganhou por 4 a 2 na estréia do Grupo E da Copa Mercosul, que ainda tem Palmeiras e Universidad de Chile.
Anderson Lima, Tinga, Polga e Zinho fizeram os gols gaúchos. Cambiasso e Ortega marcaram para os donos da casa.
Apesar de não contar com um atacante ‘matador’, o Grêmio se posicionou bem em campo anulando as principais jogadas argentinas.
O time gaúcho soube ainda agüentar a pressão argentina e acabou saindo na frente no placar. Aos 8min, Zinho sofreu falta de Astrada perto da área. Anderson cobrou e acertou o canto direito.
Em vantagem no placar, o Grêmio tratou de segurar os adversários até com faltas mais fortes, que renderam amarelos para Tinga, Marinho e Rodrigo Gral. Aos 24min, Danrlei salvou o time depois de uma cabeçada de D’Alessandro. Aos 33min, porém, após falha geral da zaga gaúcha, o River empatou com Cambiasso.
No segundo tempo, o Grêmio continuou bem em campo e acabou marcando o segundo graças ao goleiro argentino. Aos 8min, Rubens Cardoso cruzou da esquerda, Constanzo ‘bateu roupa’ e a bola sobrou para Tinga só completar.
Mesmo pior em campo, o River conseguiu empatar outra vez a partida aos 21min. Após nova trapalhada de jogadores gremistas, Cardetti entrou com a bola dominada na área e foi derrubado por Claudiomiro, que merecia ser expulso mas o juiz não deu vermelho. Pênalti que Ortega cobrou e marcou.
Três minutos depois, o Grêmio passou a ter um jogador a mais em campo. Franco foi expulso ao entrar por trás em Fábio Baiano que partia em direção ao gol.
Aos 28min, Ayala segurou Fábio Baiano na área mas o árbitro paraguaio Carlos Torres não deu pênalti. No minuto seguinte, o técnico Tite tirou Rodrigo Gral e colocou Rodrigo Mendes.
O time gaúcho ganhou mais velocidade e aos 35min, Polga aproveitou saída errada do River no meio-campo. Pegou a bola e avançou até a intermediária, quando chutou forte e marcou um belo gol.
Aos 42min, depois de boa troca rápida de passes, Anderson Lima deixou Zinho livre na área. O meia só teve o trabalho de tocar e ampliar.
VEJA TAMBÉM:
» As estatísticas e a ficha técnica da partida entre Grêmio e River