São Paulo – Mesmo sem muitos titulares, o Flamengo estreou com vitória na Copa Mercosul. Neste sábado, o Rubro-Negro bateu o Nacional, do Uruguai, por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Reinaldo marcou os dois gols.
A próxima partida do Fla na competição será dia 28, contra o San Lorenzo, em Buenos Aires. O Olimpia, do Paraguai, também faz parte do grupo.
O time carioca entrou em campo desfalcado em relação à equipe que conquistou a Copa dos Campeões. O zagueiro Gamarra foi para o AEK, da Grécia, e Juan está defendendo a Seleção Brasileira na Copa América. Já o volante Leandro Ávilla está suspenso, pois foi expulso na Mercosul do ano passado, e o lateral Alessandro usou remédio para descongestionar o nariz, que tinha substância que consta na lista antidoping, e também ficou de fora.
Como novidade, o Rubro-negro teve a estréia de Gilmar, que entrou no lugar de Gamarra.
No primeiro tempo, o Flamengo apostou nas jogadas de Petkovic pelo meio, e nas descidas de Bruno Carvalho pela direita. Aos 19min, Adriano arriscou de fora da área, o goleiro Romay deixou escapar. O goleiro conseguiu se recuperar, mas por pouco a bola não entrou.
Aos poucos o Nacional foi se soltando, e começou a assustar em chutes de fora da área. Aos 24min, Varela arriscou de longe, a bola bateu nas redes pelo lado de fora, assustando o goleiro Júlio César.
Aos 31min o time da Gávea fez bela tabela no ataque. Petkovic tocou para Beto, que lançou de primeira para Reinaldo na área. No chute, Romay espalmou. Três minutos depois, no momento em que o Nacional estava melhor, Adriano recebeu quase na pequena área e bateu. Romay fez grande defesa com o pé, mas a bola sobrou para Reinaldo, que só empurrou para as redes.
Com a vantagem, a equipe carioca foi para a etapa final sem muita vontade de atacar. O Nacional tentava chegar ao gol de Júlio César, mas sem organização. Os zagueiros Gilmar e Fernando, mesmo sem ritmo, cortavam facilmente as jogadas do time uruguaio.
Apenas aos 29min o Flamengo chegou ao gol do Nacioal. E marcou. Beto lançou Reinaldo na área, ele ganhou da defesa e bateu na saída de Romay. A vida do Flamengo ficou ainda mais fácil aos 34min, quando Lembo foi expulso após fazer falta em Reinaldo.
O Rubro-negro quase ampliou. Aos 40min, Cássio desceu sozinho pela esquerda e bateu forte. A bola bateu nas redes, pelo lado de fora. Três minutos depois Petkovic cobrou falta, sofrida por Roma, na trave.