Fukuoka (Japão) - O vexame, desta vez, foi menor. Eric Moussambani, o nadador do estilo ‘cachorrinho’ das Olimpíadas de Sydney, perdeu o título de mais lento do mundo.
Nos 50m livre, em vez dos 100m (que competiu ano passado), no Mundial, Moussambani, da Guinea Equatorial, teve três adversários atrás dele. Ele completou a prova em 31s88, quase nove segundos pior que a marca média da prova (em torno de 22s). Mas o guinéu-equatoriano, agora, ficou à frente de Glyn Tonge, de Antigua (o pior de todos, com 37s75) e de dois adolescentes: Carlos Notarianni, das Ilhas Marshall, e Joshua Marfleet, de Samoa, que tem 13 e 14 anos.
Moussambani, chamado de Enguia de maneira jocosa em Sydney, de 23 anos, disse que poderia ter nadador melhor.
''Estava completando os 50m em 29 na Espanha. Mas cometi dois erros'', disse, sem revelar as falhas. Apesar das brigas com a Speedo, ele usou um uniforme da empresa. ''Tenho me espelhado em Alexander Popov nos meus treinos'', afirmou, sobre o russo recordista mundial com 21s64. ''Em Sydney, me assustei com o assédio todo. Agora, estou me acostumando'', contou ele, que copiou as estrelas e fez os repórteres o esperarem 10 minutos até a entrevista.