Rio - A Federação Internacional de Vôlei (Fivb) confirmou que o Rio de Janeiro será a sede do próximo Mundial de Vôlei de Praia, em novembro de 2003. A última vez que a cidade organizou uma competição internacional da modalidade foi em fevereiro de 1997 - justamente a primeira edição do Mundial, que é realizado a cada dois anos e em 2001 será disputado na Áustria, no mês que vem.
Até agora, as duplas brasileiras venceram todos os torneios, tanto no masculino, quanto no feminino. Em 97, nos EUA, Guilherme e Pará ficaram com o título entre os homens e Jacqueline e Sandra venceram entre as mulheres. Em 99, na França, os campeões foram Loiola e Emanuel e Adriana Behar e Shelda.
O Brasil também pode ser a sede da fase final da Liga Mundial no ano que vem. O outro país candidato é a Espanha, mas a vantagem é brasileira, por causa do sistema de disputa da competição. Como os anfitriões garantem antecipadamente uma vaga nas finais, a Fivb não quer uma equipe de nível técnico mais fraco entre as melhores do mundo. Em 2002, as finais servirão como preparação para o campeonato mundial, que será realizado na Argentina, dois meses depois.