Rio - O Atlético Mineiro foi a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde enfrentou e venceu o time local por 2 a 0, na tarde desse sábado, em partida amistosa, preparatória para o Campeonato Brasileiro. Os dois gols foram marcados por Ramon, ambos em cobranças de faltas.
Apesar de ainda estar em formação, o time da casa começou melhor, apresentando bom volume de jogo, congestionando o meio-campo com forte esquema de marcação. O Atlético, por sua vez, tinha em Marques sua principal arma ofensiva. No entanto, as várias oportunidades criadas pelo atacante, principalmente, nos avanços pelo lado esquerdo, não foram bem aproveitados por Kim, Alexandre e Ramon.
Porém, aos 37 minutos, Ronildo sofreu falta próximo à grande área, pela esquerda. Ramon ajeitou a bola com carinho e cobrou com muita categoria, no ângulo esquerdo. A bola tocou na trave, voltou nas costas do goleiro Alberto e acabou entrando. 1 a 0.
Na volta do intervalo, Álvaro entrou em lugar de Edgar, na zaga do Atlético, mas a grande mudança do time foi na postura. Depois de um primeiro tempo meio acanhado, o técnico Levir Culpi determinou que seu time chegasse mais ao ataque e o resultado disso, foram várias oportunidades de gol criadas.
Aos 26 minutos, Levir fez duas substituições, com Valdo entrando em lugar de Alexandre e Welington Amorim na vaga de Kim. Seis minutos após entrar no time, Valdo já participou do lance que originaria o segundo gol. Aos 32, ele avançou pela meia-direita e sofreu falta na intermediária. Mais uma vez Ramon foi para a cobrança e, com extrema categoria, ampliou o marcador, com a bola entrando no ângulo esquerdo, depois de fazer uma curva incrível em sua trajetória. Um golaço.
Sem o preparo físico adequado, o Uberlândia já demonstrava muito cansaço e não conseguia mais acompanhar o ritmo forte que o Atlético estava impondo à partida. Contudo, soube se segurar, evitando que a derrota fosse ainda maior.
Na opinião de Ramon, destaque da partida, o amistoso foi válido, pois serviu para a equipe ganhar ritmo de jogo na véspera de sua estréia no Campeonato Brasileiro, quarta-feira, contra o Coritiba, no Mineirão.
“O amistoso valeu pela movimentação de toda a equipe e ficou provado que se tivermos disposição podemos fazer um grande campeonato. Mas, o mais importante vai ser estrearmos com o pé direito contra o Coritiba”, disse Ramon.
Já o técnico Levir Culpi preferiu não comemorar muito o resultado. Segundo ele, o Atlético está enfrentando adversários que ainda estão em formação, o que dificulta uma avaliação sobre a real condição do time.
“ Não dá para dizer que o time está bem, porque enfrentamos equipes que também estão em formação. Mas, já pudemos notar que houve alguma evolução, no que diz respeito à organização tática”, disse Levir.
A delegação atleticana deixou Uberlândia logo após o jogo, em vôo fretado. Os jogadores ganharam folga neste domingo e retornam aos treinamentos amanhã, em período integral. Na parte da manhã, fazem exercícios físicos na academia do goleiro Dida e à tarde, treinam com bola no CT de Vespasiano. A expectativa da comissão técnica é de que Guilherme e Djair, que foram poupados no amistoso, já participem normalmente das atividades com o grupo.