Rio - Na reunião do Clube dos 13 marcada para esta segunda-feira, às 9h, no Hotel Guanabara, centro do Rio de Janeiro, o regulamento do Campeonato Brasileiro poderá ser modificado. Carlos Zanetti, diretor do Coritiba, afirmou em entrevista à Rádio Clube, do Paraná, que o Clube dos 13 quer aumentar de quatro para oito o número de clubes classificados para a segunda fase da competição.
Mas para que tal mudança seja confirmada, é necessária a aprovação da Rede Globo de Televisão, que possui os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Telmo Zanini, representante da emissora junto aos clubes, disse neste domingo desconhecer a proposta do Clube dos 13, mas evitou descartá-la.
Certo apenas é que os jogos previstos para sextas-feiras passarão para os domingos, às 16h, com transmissão em televisão aberta. Nos estados que sofrem com o racionamento de energia imposto pelo Governo Federal, as partidas marcadas para às 15h deverão ser antecipadas para às 14h30min. Já outros jogos, nestes mesmos estados, poderão passar para a noite, uma vez que alguns clubes estão adquirindo geradores de energia.
Grande polêmica da competição, a partida entre Vasco e Gama poderá ser adiada, pois o clube carioca se nega a estrear fora de casa, uma vez que conquistou a Copa João Havelange. Dessa forma, o Vasco faria sua estréia no próximo sábado contra o Guarani, em São Januário. Apesar de remotas, não estão descartadas as hipóteses de manutenção do jogo para Brasília ou inversão do mando de campo.
Após a reunião no Hotel Guanabara, os membros do Clube dos 13 seguem para a CBF, onde acontecerá às 11h a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro. Mas como possui maioria no Conselho, o Clube dos 13 não terá dificuldades para aprovar as modificações que desejar, desde que conte com o aval da Rede Globo de Televisão, parceira comercial da competição.