Rio - A estréia de Tande e Emanuel no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia acabou ficando para esta quinta-feira, em Kalgenfurt, na Áustria. A princípio, a dupla, líder do ranking mundial, faria sua primeira partida no dia anterior, mas após a realização do Congresso Técnico ficou decidido que a parceria da casa, formada por Berger e Stamm, seria a cabeça-de-chave nº 1 da etapa mais importante da temporada.
Os brasileiros ficaram no Grupo B e enfrentam, no segundo dia de disputas, os austríacos Nowotny e Gartmayer e os noruegueses Maaseide e Horrem. As duas duplas se enfrentaram na última quarta-feira, com vitória dos anfitriões por 2 a 1.
“Nowotny e Gartmayer chegaram como convidados e, se não são a melhor dupla da Áustria, jogam em casa e isso pesa. A prova da força deles foi esta vitória sobre Maaseide e Horrem”, alerta Tande.
Se vencerem os dois jogos, Tande e Emanuel serão os primeiros colocados do Grupo e terão a vantagem de enfrentar, nesta sexta-feira, pelas oitavas-de-final, uma dupla teoricamente mais fraca.
“Se vencermos os austríacos, damos nova chance a Maaseide e Horrem, que formam uma dupla experiente e de muita técnica. Se perdermos, teremos de apostar tudo no segundo confronto, pois estará em jogo a classificação. Não podemos bobear, o Campeonato Mundial não permite erros”, afirma Emanuel, campeão em 1999 ao lado de Loiola.