Rio - Mesmo sem uma resolução para o impasse envolvendo sua transferência para a Europa, o atacante Ronaldinho Gaúcho recebeu uma liberação provisória da Fifa e poderá fazer a sua estréia pelo Paris Saint-Germain neste sábado, contra o Auxerre, pela segunda rodada do Campeonato Francês.
A briga entre o Grêmio, ex-clube do jogador, e o PSG dura desde fevereiro, quando o contrato de Ronaldinho com o time gaúcho terminou. Na ocasião, a compensação financeira para a transferência do atacante foi estipulada em US$ 38 milhões. Os franceses não concordaram com o valor e, amparados pela Lei Pélé, tentaram levar o jogador de graça. O caso acabou parando nas mãos da Fifa, e Ronaldinho foi impedido de jogar por um recurso pedido pelo Grêmio.
Na semana passada, a Fifa se negou a emitir uma licença temporária para que o jogador pudesse exercer sua profissão. O Sindicato dos Jogadores de futebol da França, então, ameaçou entrar com uma ação popular contra o Grêmio caso a entidade máxima do futebol não tomasse uma atitude. Com isso, a Fifa resolveu mudar sua postura e permitiu que Ronaldino faça sua estréia no Paris Saint-Germain.