Rio - A primeira rodada do Campeonato Brasileiro será fechada com mais dois jogos nesta quinta-feira. Além de Santos x Santa Cruz, Grêmio e Atlético Paranaense se enfrentarão, às 20h30min, na Arena da Baixada. A partida em Curitiba marcará o duelo de duas equipes que apostam no estilo tipicamente europeu na tentativa de figurar entre os melhores da competição.
Os treinadores de Grêmio e Atlético optaram pelo esquema 3-5-2, o que ainda é combatido por boa parte dos times brasileiros. Mas o motivo que os levaram a decidir pelo sistema são distintos. Enquanto o técnico tricolor, Tite, tem como justicativa o fato de o seu time ter conquistado o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil desta forma, o rubro-negro Mário Sérgio arma sua equipe justamente para tentar frear a boa fase do adversário.
O Grêmio está escalado para a estréia no Brasileiro. Com Fábio Baiano fora do jogo por estar machucado, Tite optou por Rodrigo Gral ao lado de Rodrigo Mendes no ataque. Na zaga, o cabeça-de-área Claudiomiro atuará recuado no lugar de Roger, que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo. Gavião entrará na equipe na primeira função do meio-campo.
Assim como o adversário, o Atlético está com a sua equipe pronta. Mário Sérgio justificou a escolha pelo 3-5-2 por considerar que conta com jogadores versáteis e que podem desempenhar bem o esquema. Ele quer explorar a movimentação da dupla de ataque formada por Kléber e Adriano, que terá liberdade para buscar o jogo no meio-campo.