Rio - O presidente da Associação Nacional de Árbitros, Armando Marques, anunciou nesta quinta-feira que afastou o árbitro João Luís dos Santos (SP) por tempo indeterminado. João apitou a vitória de 3 a 2 do Corinthians sobre o Botafogo, de Ribeirão Preto, e marcou um pênalti inexistente a favor do time do Parque São Jorge.
Segundo Armando Marques, os árbitros de São Paulo estão tendo dificuldades no Brasileirão porque estavam acostumados a atuar em dupla no Campeonato Paulista. Apesar do afastamento de João, Armando lembrou que ele foi influenciado no lance por um dos seus auxiliares.
“O erro dele não foi intencional. O João é um árbitro novo e confirmou a penalidade porque ela foi determinada por um dos seus auxiliares”, afirmou Armando.
Ricardo Ribeiro, presidente do Botafogo, também apresentou protesto formal à CBF pedindo o veto ao nome de João nos jogos do time de Ribeirão Preto durante o Campeonato Brasileiro. O dirigente estuda a possibilidade de entrar com um recurso pedindo a anulação da partida, baseando-se no erro de fato e de direito. Armando ignorou o protesto e evitou comentar o recurso que o Botafogo ameaça impetrar. “Quanto ao recurso, isso é um assunto para a Justiça desportiva”, afirmou Ricardo.