Rio - Depois das três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2001, o Flamengo é a unica equipe que ainda não marcou um gol sequer na competição. Até a rodada anterior, a Portuguesa e o Gama também não haviam balançado as redes, mas com o empate do time de Brasília em 1 a 1 com o Santos, na última quarta-feira, no Mané Garrincha, e com a vitória da Lusa sobre o Sport por 2 a 1, na noite desta quinta, no Canidé, apenas o time carioca continuou com o jejum.
Além disso, depois dos jogos do meio de semana, o Flamengo passou a ocupar a zona de rebaixamento: é o time com a terceira pior campanha no início deste brasileiro, considerando os critérios de desempate. Com um ponto e saldo negativo de três gols, o campeão dos campeões está na frente apenas do Santa Cruz e do Guarani, que já foram goleados na competição. Este ano, o regulamento prevê a queda de quatro equipes para a série B. A quarta pior equipe, no momento, é o Sport, que também tem um ponto e saldo de menos três, mas o time de Recife conseguiu marcar dois gols.
Se o Flamengo ainda não marcou, o Goiás é a única equipe no Brasileiro que ainda não sofreu gol. Já o Botafogo, além de liderar a competição com sete pontos e saldo de cinco gols, tem o ataque mais positivo ao lado do Bahia (ambos com oito gols) e o artilheiro do Brasileiro: Rodrigo, que marcou cinco vezes e tem um gol a mais do que Romário, do Vasco. O clube de São Januário, aliás, divide com o alvinegro o melhor saldo de gols: cinco a favor, cada. O pior saldo é do Guarani (menos oito), que também tem a defesa mais vazada: já tomou 11 gols.