Bahia bate Portuguesa com gol no final
Domingo, 12 Agosto de 2001, 18h53 Atualizada: Domingo, 12 Agosto de 2001, 20h53
Rio - Em uma partida equilibrada, o Bahia venceu a Portuguesa, na tarde deste domingo, na Fonte Nova, por 2 a 1. Com gols de Nonato e Jean para o time baiano e Lúcio diminuindo para a Portuguesa, o Bahia chegou à sua segunda vitória no Brasileirão e agora vai a seis pontos. A Portuguesa, com quatro pontos, deixou escapar o empate nos minutos finais.
O jogo começou com a Portuguesa no ataque. Aproveitando as subidas do time paulista, o Bahia levou a melhor e saiu na frente no marcador. Em uma jogada de contra ataque, aos 12 minutos, Maurinho perdeu a bola que deu início ao lance do gol. O meia baiano Fábio Costa partiu com a bola dominada e tocou para Nonato abrir o placar.
Em desvantagem, a Lusa procurava o empate. O Tricolor baiano, que seguia jogando nos erros do adversário, sempre chegava com perigo ao ataque. Aos 25 minutos, o meia Preto chutou forte, mas o zagueiro Sílvio Criciúma tirou de cabeça. Aos 36, Marcos Vinícius bateu forte contra o gol da Lusa e Renato espalmou a bola que ainda tocou na trave.
Apesar de estar com três zagueiros e três volantes, o time do Canindé sentia muito a falta de entrosamento dentro de campo. Mas foi dos pés do meia Lúcio que a Lusa chegou ao empate. O jogador recebeu um cruzamento e completou sem chances para o goleiro Émerson.
No segundo tempo, a Portuguesa voltou melhor e aos dois minutos já deu o primeiro susto na torcida baiana. Lúcio tocou para Sandro chutar forte contra o gol de Emerson. Aos 14, a Lusa atacou novamente com perigo. Ricardo Lopes bateu forte tirando tinta da trave de Emerson
O Bahia também atacava com perigo. Aos 20, Preto cruzou, o goleiro Renato dividiu com Marcus Vinícius e na sobra Denilson quase fez o segundo gol baiano. Aos 25, foi a vez da Lusa levar perigo ao gol de Emerson. Zezinho tocou para Thiago Silva que chutou forte obrigando o goleiro baiano a fazer uma boa defesa.
Como o empate em casa não interessava, o técnico do Bahia, Evaristo Macedo, trocou o lateral Denilson pelo atacante Régis. Com a substituição, o time baiano cresceu de produção. Aos 32, Marcus Vinícius recebeu lançamento e acertou uma boa cabeçada contra o gol de Renato. Sete minutos depois, o zagueiro Jean definiu a partida para o Bahia. Numa cobrança de escanteio, feita por Preto, o jogador subiu e cabeceou para garantir a vitória tricolor na Fonte Nova.
Untitled Document
Bahia
2
X
1
Portuguesa
Local
Fonte Nova, em Salvador.
Público
Não divulgado.
Renda
Não divulgada.
Juiz
Etevaldo deAraújo (DF)
Gols
Nonato e Jean (Bahia) Lúcio, (Portuguesa)
Cartões amarelos
Denilson e Preto Renato (Bahia) Ricardo
e Silvio Criciuma (Portuguesa).
Bahia
Émerson; Denílson (Régis
30'), Jean, Jean Elias e Jefferson; Bebeto Campos, Preto, Ramos e Fábio
Costa; Marcus Vinícius e Nonato - Técnico: Evaristo de Macedo.
Portuguesa
Renato, Sílvio Criciúma, Elvis e Vinícius;
Maurinho, Souza, Fabiano, Sandro Fonseca (Iotti 86'), Lúcio e Thiago Silva;
Ricardo Oliveira (Zezinho 67') - Técnico: Candinho.