Rio - Por essa ajuda nem os brasileiros esperavam. Em partida realizada nesta terça-feira à noite, a Venezuela, lanterna das Eliminatórias, derrotou o Uruguai por 2 a 0 e acabou ajudando a Seleção Brasileira, que briga com os uruguaios pela quarta posição da competição classificatória para a Copa do Mundo de 2002. Morán e Róndon fizeram os gols da partida.
Quem precisava da vitória era o Uruguai, mas quem iniciou o jogo partindo para cima foi a Venezuela, que não deixava o adversário ultrapassar o meio de campo. Aos dez minutos, o primeiro susto para os uruguaios, quando o atacante Morán recebeu na entrada da área e tocou por cima do goleiro que, batido, viu a bola tocar no travessão e ir para fora.
Aos poucos, a Celeste foi se arrumando defensivamente, mas na hora de atacar insistia com as jogadas pelo meio, que eram facilmente rebatidas pelos zagueiros venezuelanos. A violência caracterizou o primeiro tempo, que teve três cartões amarelos para cada equipe e muitas faltas desleais.
A segunda etapa reservava ainda mais surpresas para os uruguaios. Aos sete, Noriega tocou bola para Morán que, do lado direito da área, chutou cruzado para marcar o primeiro gol venezuelano. O Uruguai quase empatou três minutos depois, quando Recoba acertou o travessão de Dudamel após jogada individual.
Porém, o Uruguai não conseguia se arrumar e teve sua situação complicada aos 25, quando o lateral-direito Gustavo Méndez foi expulso ao cometer falta desleal. A partir daí, o que se viu em campo foi a Venezuela tocando a bola e administrando o resultado que quase escapou de suas mãos aos 45, em uma falta cobrada com perigo por Recoba. Um minuto depois, os venezuelanos definiram a partida com um gol de Róndon.