Rio - Bastaram duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro para a alegria voltar a tomar conta do Flamengo. Ao derrotar o Bahia por 2 a 0, na casa do adversário, o Rubro-Negro resgatou a auto-estima, abalada pelo mau início de competição em que chegou a ficar quatro jogos sem vencer. E o entusiasmo não foi apenas pelo resultado obtido em Salvador, mas também pela estréia do meia Vampeta, principal reforço da equipe para o restante da temporada.
O técnico Zagallo destacou a atuação do jogador, que mostrou estar com a sua forma física em dia. Vampeta jogou os 90 minutos do confronto na Fonte Nova, e não deu sinais de cansaço, o que foi observado pelo treinador rubro-negro. “Isso demonstra que ele tem um porte físico privilegiado. Fiquei na expectativa quanto à sua exiição. Foi bom tê-lo conosco, pois ele deu um toque refinado ao meio-campo”, disse Zagallo.
Com a suspensão do Olimpia de todas as competições internacionais, o Flamengo terá a semana inteira para trabalhar visando ao próximo compromisso deste domingo contra o Botafogo-SP, em Riberião Preto, pelo Brasileiro. A equipe jogaria nesta terça-feira contra o adversário paraguaio, pela Copa Mercosul. Como a Fifa o suspendeu por tempo indeterminado, a Confederação Sul-Americana de Futebol teve de cancelar imediatamente os confrontos que envolviam o Olimpia no torneio. Além disso, a Confederação decidiu dar aos adversários do Grupo B os pontos das partidas que seriam disputadas.
Assim, o Flamengo somou mais seis pontos no grupo, com a vantagem de sequer ter entrado em campo contra o time paraguaio. Ao contrário do Rubro-Negro, San Lorenzo e Nacional chegaram a vencer o adversário excluído pelo mesmo resultado de 2 a 0, placar que foi mantido para os compromissos cancelados. Com isso, a situação da chave permanece inalterada. A equipe carioca continua liderando, mas agora com 12 pontos, três a mais que o San Lorenzo, da Argentina. O Nacional tem seis e será o próximo adversário do time de Zagallo pelo torneio sul-americano, no dia 11 de setembro, em Montevidéu.
Enquanto isso, a equipe rubro-negra seguirá buscando se aproximar das primeiras colocações no Brasileiro. Para enfrentar o time paulista, Zagallo ainda não sabe se contará com o meia Beto e com o atacante Reinaldo. Os dois jogadores preocupam o departamento médico do clube, pois deixaram a partida do último domingo com problemas físicos. Beto levou quatro pontos no tornozelo direito, enquanto Reinaldo sofreu um estiramento na coxa esquerda. Ambos serão avaliados durante esta semana, mas possivelmente desfalcarão o time neste domingo.