Rio – Depois de ter abandonado a Seleção na hora do embarque para Copa América, Mauro Silva está de volta. Ele deve estar na lista de convocados que o técnico Luiz Felipe Scolari irá divulgar nesta terça-feira no Rio de Janeiro para enfrentar a Argentina, em 5 de setembro. A revelação foi feita nesta segunda-feira pelo coordenador-técnico Antônio Lopes.
Apesar de Mauro Silva já ter sido convocado anteriormente, ele nunca jogou sob comando de Luiz Felipe. Foi chamado para o jogo com o Uruguai, mas se machucou. Mesmo em fase de recuperação seria levado para Copa América, mas desistiu. Ele é considerado pelo técnico um jogador fundamental no esquema 3-5-2 e para montar a mega-retranca que Felipão pretende contra a Argentina.
Outra novidade entre os estrangeiros é o meia Juninho Pernambucano. Convocado para a Copa América, ele foi deixado de lado para partida contra o Paraguai.
O volante Emerson, que ficou fora por estar suspenso também estará na lista de Felipão, segundo revelou Lopes. O outro nome garantido, segundo o coordenador-técnico, é o de Cafu. Os dois jogadores se recuperaram recentemente de lesão. Cafu fizera uma cirurgia no septo nasal, enquanto Emerson sofrera um estiramento na coxa.
“O Luiz Felipe está procurando chamar jogadores mais experientes e que estão em boas condições físicas. Cafu e Emerson já se recuperaram e estarão na lista de convocados”, dissse Lopes.
A tese de que, nesta convocação, os "estrangeiros" serão maioria na Seleção foi confirmada por Lopes. “Considerando que teremos mais jogadores do exterior, resolvemos mudar o anúncio para uma entrevista coletiva. Os que jogam no Brasil serão divulgados por fax.”
Djalminha sofreu uma lesão na coxa direita e perdeu uma oportunidade de retornar ao grupo da Seleção. No entanto, Lopes fez questão de frisar que dificilmente o meia do La Coruña deixará de estar presente em futuras convocações.
“Conversei com o Djalminha e infelizmente ele sofreu este problema. Mas isto não quer dizer nada, e certamente o jogador terá novas chances na Seleção.”
A convocação dos jogadores que atuam no país será no próximo dia 29. No dia seguinte, o grupo seguirá para Teresópolis, onde ficará até a segunda-feira subseqüente, quando a Seleção chegará a Buenos Aires. Na terça, a equipe faz uma movimentação no Estádio Monumental de Nuñez, local do confronto contra a Argentina, na quarta.