Rio - A derrota de 2 a 0 para a Venezuela na rodada passada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 deixou os torcedores uruguaios desanimados em relação às chances de sua equipe se classificar para o Mundial que será disputado no Japão e na Coréia do Sul. Segundo pesquisa publicada pelo jornal "Ultimas Noticias", de Montevidéu, 62,5% dos uruguaios não acreditam na classificação.
Segundo diretores do instituto de pesquisa responsável pela enquete, a derrota para a Venezuela foi a principal causa do desânimo dos torcedores. Além disso, a vitória do Brasil sobre o Paraguai e o fato do Uruguai enfrentar o Equador, um dos seus adversários diretos na luta pela classificação, em Quito, pesaram no resultado final. Outro fator que contribuiu para o desânimo dos torcedores foi o fato da equipe ter ficado de fora dos dois últimos mundiais.
O Uruguai não se classificou para as Copas do Mundo de 1994 e 1998. O último Mundial que disputou foi o de 1990, na Itália, quando foi eliminado pela seleção anfitriã, nas oitavas de final, após derrota por 2 a 0. Atualmente o Uruguai soma 21 pontos, ocupando a quinta colocação nas Eliminatórias. Se a competição terminasse hoje o time disputaria a repescagem com a Austrália, campeã da chave da Oceania.