Rio - O atual sistema de Eliminatórias para Copa do Mundo que está sendo disputado na América do Sul está com seus dias contados. Na noite de quinta-feira o vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), Eugenio Figueredo, afirmou que este sistema está causando sérios problemas e divergências com o calendário europeu e será modificado pela entidade máxima do futebol sul-americano.
Figueredo, que também preside a Associação do Futebol Uruguaio (AFU), considera que a televisão é o único problema para que a competição seja modificada, uma vez que as emissoras que possuem os direitos de transmissão da competição tem muito lucro com o atual sistema. “As emissoras acham difícil encontrar um sistema que dê tanto lucro. Mas não dá mais para jogar todos contra todos”, afirmou Figueredo.
Para Figueredo, a atual fórmula de disputa da competição já provou ser um fracasso. “Este sistema é um sacrifício para os jogadores e para as confederações, que estão sempre entrando em conflito com os clubes europeus”, afirmou Figueredo.
Sobre novas fórmulas de disputa, Figueredo disse que a entidade poderá dividir as seleções em grupos, como o modelo antigo. Até mesmo um sistema parecido ao da Copa América, com as Eliminatórias sendo disputadas em um único país é estudada. Mas neste caso tem que se encontrar, segundo Figueredo, uma forma de não se beneficiar os times acostumados a atuar na altitude.