Rio - Pete Sampras está a uma vitória de aumentar para 14 o recorde de títulos de Grand Slam. O americano venceu Marat Safin por 3 sets a 0 (6/3, 7/6 (7/5), 6/3), em duas horas e quatro minutos, pelas semifinais do US Open, vingando-se neste sábado da derrota para o russo na final do torneio no ano passado. O adversário de Sampras na decisão deste domingo será o australiano Lleyton Hewitt, que ganhou facilmente do russo Yevgeny Kafelnikov, por 3 a 0 (6/1, 6/2, 6/1).
O primeiro set começou equilibrado, com Sampras e Safin confirmando seus serviços até o quinto game. No sexto game, Sampas teve a chance de quebrar o saque de Safin e não desperdiçou. Na seqüência, o americano só precisou confirmar seus serviços para fechar o primeiro set em 6 a 3, em 29 minutos.
Quando vencia o segundo set por 2 a 1, o russo teve um break point mas não soube aproveitar a oportunidade de quebrar o serviço de Sampras. A parcial foi equilibrada e, como não houve quebras, teve de ser decidida no tie-break. No quinto ponto do desempate, Safin jogou a bola para fora e Sampras obteve um mini-break, fazendo 3 a 2. O americano manteve sua vantagem até 6 a 4, conseguindo seu primeiro set point.
Mas o russo se salvou com um backhand que dificultou um voleio do americano, que errou o golpe e perdeu sua chance de fechar o set. Num erro muito parecido com o que cometeu no quinto ponto, Safin desperdiçou a oportunidade de empatar o tie-break e deu o set de presente para Sampras, que venceu o desempate por 7 a 5 e o set por 7 a 6, em 51 minutos.
O americano deixou o russo desanimado ao conseguir uma quebra de serviço no quarto game do terceiro set, com um lob sensacional. Safin não foi capaz de ameaçar o saque de Sampras, que fechou o jogo com um ace, fazendo 6 a 3 no terceiro set, em 34 minutos.
O ex-número 1 do mundo, que hoje ocupa a décima posição do ranking de entradas, tenta seu quinto título em Flushing Meadows -- ele foi campeão do US Open em 1990, 1993, 1995 e 1996. Por enquanto, o melhor resultado de Hewitt em torneios de Grand Slamm é ter chegado à final deste domingo. O australiano tem nove títulos do ATP Tour, contra 63 de Sampras..