São Paulo – Flávio Saretta aprontou a maior zebra do Aberto do Brasil. Nesta terça-feira, em partida pela primeira rodada, ele derrotou, de virada, o catarinense Gustavo Kuerten. O jogo foi disputado na Costa do Sauípe. Depois de perder por 6/4, o paulista de Americana conseguiu a maior vitória de sua carreira ao marcar 6/2 e 6/4. Agora, terá pela frente o alemão Markus Hantschk que, na segunda-feira, eliminou o britânico Jamie Delgado. Os organizadores do torneio ainda não definiram data e horário da realização da partida.
A derrota em nada afeta a situação de Gustavo Kuerten nos rankings mundiais. O brasileiro já tinha garantido o direito de permanecer na frente da Lista de Entrada Graças à campanha no US Open, quando chegou às quartas-de-final. Para a Corrida dos Campeões, a situação é ainda menos significativa. Guga só conseguiria somar pontos caso chegasse à final na Bahia. Para ele, ser eliminado na primeira rodada ou nas semifinais não faria diferença neste ranking.
Houve equilíbrio no começo do primeiro set. Guga não conseguia reeditar suas melhores partidas e facilitava a vida de Saretta. O paulista, no entanto, teve um serviço quebrado e foi o suficiente para que o número 1 do mundo vencesse o set após 34min.
No segundo, Saretta teve o saque quebrado logo em seu primeiro serviço. Guga, com 2 a 0 de vantagem, deu a impressão de que liquidaria o jogo rapidamente. Mas aí levou o susto. O paulista de Americana reagiu e ganhou seis games seguidos fechando o set após 27min e forçando a realização do desempate.
No set final, Saretta voltou a assustar no quarto game. Teve três break points, mas não conseguiu a quebra. No oitavo game, Guga salvou dois break points. No décimo, o número um salvou dois match points. No terceiro, no entanto, o paulista conseguiu vencer e definir a partida após 1h51min.
Confira as estatísticas exclusivas da partida