Rio - A Seleção Brasileira feminina de vôlei já está em Buenos Aires para a vigésima quarta edição do Campeonato Sul-Americano. E logo na chegada uma surpresa para a equipe comandada pelo técnico Marco Aurélio Motta: a tabela da competição havia sido alterada. Assim, o Brasil, que estrearia contra a Venezuela, fará o seu primeiro jogo contra o Uruguai, às 18h desta quinta-feira, no ginásio do Colégio Solari.
Com a volta de Virna e a recuperação de Fofão, a maior preocupação do técnico Marco Aurélio na última semana foi dar ao time maior variedade no ataque. “Nós estamos em uma fase de evolução, principalmente agora com a volta da Virna e a recuperação da Fofão. Nosso cronograma está sendo seguido. No primeiro semestre, enfatizamos a recuperação física das jogadoras e no Grand Prix adquirimos entrosamento e ritmo. Gradualmente, a equipe vai atingir seu ponto máximo nesta segunda fase do ano para o nosso principal objetivo: a Copa dos Campeões, em novembro, no Japão. Mas, para isso, precisamos vencer esse Sul-Americano para garantirmos a vaga", comenta o treinador.
Desde 1951, o Brasil jogou 15 vezes com o Uruguai e, em todas as ocasiões, obteve a vitória. Foram 14 partidas vencidas por 3 sets a 0 e apenas uma por 3 a 1. O último confronto entre as equipes aconteceu em setembro de 1993, no Sul-Americano do Peru.
O Brasil deve começar com: Fofão, Karin, Virna, Érika, Walewska e Kely. Líbero: Ricarda.