Santa arranca empate do Timão e Luxa balança no cargo
Quarta-feira, 19 Setembro de 2001, 22h18 Atualizada: Quarta-feira, 19 Setembro de 2001, 22h57
São Paulo – O Santa Cruz arrancou um empate de 2 a 2 do Corinthians nesta quarta-feira, no Pacaembu. O resultado deixa o time paulista com 17 pontos, e o técnico Wanderley Luxemburgo, que anda em atritos com a diretoria, balançando no cargo. A equipe pernambucana subiu para dez, mas segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Depois de duas vitórias consecutivas, o Corinthians entrou em campo com um time bem modificado e estreando novo uniforme. A equipe de Parque São Jorge começou o jogo explorando o lado direito de seu ataque, mas o time estava muito nervoso e não conseguia levar perigo ao ataque.
O jogo não tinha muita emoção, apesar da boa movimentação das duas equipes. A equipe corintiana errava muitos passes e o Santa Cruz só deu seu primeiro chute a gol aos 20 minutos do primeiro tempo. A partir daí, o time pernambucano passou a arriscar mais e chegar com mais perigo ao gol do Corinthians.
Percebendo a dificuldade de seu time penetrar na defesa adversária, Luxemburgo modificou o esquema tático de seu time. Mandou Renato para o meio e deslocou Ângelo, que havia começado a partida na lateral direita, para a esquerda. Fabinho ficou na direita. A alteração deu certo. Em boa jogada do lado direito com Luciano Ratinho, Deivid tentou uma meia bicicleta, mas a bola pegou na zaga. Na sobra Renato, de fora da área, chutou no ângulo e encobriu o goleiro Mauro, aos 29 minutos.
Colocando em prática o esquema de rodízio entre Renato, Fabinho e Ângelo, a equipe do Corinthians passou a atacar mais. Mas três minutos depois de abrir o placar, o Corinthians sofreu o empate. Em boa jogada pelo lado esquerdo, Grafite passou para Valdir Souza marcar em um chute cruzado.
Apesar do gol, a equipe paulista não se abateu. E aos 34, Renato cobrou escanteio, a bola fez uma curva e Batata, de cabeça, marcou seu terceiro gol no Campeonato Brasileiro.
Para a segunda etapa, as equipes não fizeram nenhuma alteração. E o jogo recomeçou morno, sem grandes lances de perigo. Apenas na metade do segundo tempo os times resolveram despertar. Os dois técnicos fizeram três alterações e o jogo ficou mais dinâmico.
O técnico Ferdinando colocou Renatinho no lugar de Válber. A alteração deu mais movimentação ao ataque pernambucano e, aos 34 minutos, em cruzamento da esquerda, o meia pegou o rebote e empatou mais uma vez a partida. O Santa Cruz ainda teve um lance duvidoso no finalzinho da partida. Fabinho salvou em cima da linha.
Na próxima rodada, o time paulista vai à Arena da Baixada enfrentar o Atlético Paranaense e o Santa Cruz recebe a Portuguesa, em Recife.
Untitled Document
Corinthians
2
X
2
Santa Cruz
Local
Pacaembu, em São Paulo.
Público
Não divulgado.
Renda
Não divulgada.
Juiz
Leonardo Gaciba da Silva (RS).
Gols
Renato, aos 29' e Batata,
aos 34' Corinthians) Valdir Souza, aos 32' e Renatinho, aos 79' Santa Cruz)
Doni; Fabinho, Anderson,
Batata e Ângelo (Rodrigo Pontes, aos 67'); Otacílio, Rogério, Renato e Luciano
Ratinho (Neto, aos 73'); Deivid e Leandro (Andrezinho, aos 59'). Técnico:
Wanderley Luxemburgo.
Santa Cruz
Mauro; Ceará, Paulão, Humberto e Teci;
Everaldo, Valdir (Andreolli, aos 71'), Válber (Renatinho, aos 68') e Luisinho
Vieira; Joãozinho (Evando, aos 64') e Grafite. Técnico: Ferdinando Teixeira.