Rio - América e Morelia vão representar o futebol mexicano no Torneio Pré-Libertadores, um quadrangular disputado com equipes venezuelanas e que classifica dois times para a principal competição de clubes do futebol sul-americano.
As duas equipes mexicanas se classificaram após boa participação num quadrangular também disputado por Cruz Azul e Atlas. Na última rodada, na noite de quarta-feira passada, o América derrotou o Morelia por 2 a 1, mesmo placar pelo qual o Cruz Azul superou o Atlas.
Na classificação final do quadrangular o América se classificou em primeiro lugar, com nove pontos ganhos, enquanto o Morelia, com seis pontos, ficou em segundo lugar. O Cruz Azul terminou na terceira posição, com cinco pontos, enquanto o Atlas, com apenas um ponto, terminou o torneio na lanterna.
Este ano o futebol mexicano fez bonito na Copa Libertadores. O Cruz Azul chegou à decisão do torneio. Após perder em casa por 1 a 0 para o Boca Juniors e surpreender os argentinos pelo mesmo placar em La Bombonera, o time mexicano foi derrotado nos pênaltis, ficando com o vice-campeonato. Mas mesmo que conquistasse o título, o Cruz Azul não poderia disputar a Copa Toyota, pois não é uma equipe sul-americana.