Vitória bate o Bota de virada
Domingo, 23 Setembro de 2001, 17h56 Atualizada: Domingo, 23 Setembro de 2001, 18h32
São Paulo – O Vitória derrotou o Botafogo por 3 a 1 na tarde deste domingo no Estádio Barradão, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. Allann Delon (2) e Fernando marcaram para os baianos, enquanto Tiago descontou. Com os dois gols, Allann Delon se isolou na artilharia da competição, com dez gols marcados. O Rubro-Negro passou a somar 17 pontos, um a menos que o Alvinegro.
A partida começou com o Botafogo melhor armado em campo. Logo aos três minutos, Rodrigo lançou Cláudio, que foi derrubado por Elói na área, mas o árbitro não marcou o pênalti. O Vitória respondeu aos 11 minutos, quando Fernando cobrou falta e acertou o travessão de Kléber. Jogando melhor, o Botafogo abriu o placar aos 15 minutos. Rodrigo cobrou falta e Tiago cabeceou para marcar. Como já tinha feito em outros jogos o Alvinegro recuou após a vantagem.
O castigo veio aos 29 minutos. Allann Delon foi lançado, a zaga do Botafogo parou e o atacante rubro-negro entrou na área e deslocou o goleiro botafoguense, empatando. Aos 35 minutos, Allann Delon cobrou falta e assustou a defesa alvinegra. Um minuto depois foi a vez de Michel arriscar e levar perigo.
A situação do Botafogo se complicou ainda mais aos 38 minutos, quando Kléber cortou lançamento com a mão, fora da área, e foi expulso com justiça pelo árbitro, num de seus poucos minutos de lucidez do mesmo. Ao deixar o campo o goleiro assumiu o que fez, dizendo que foi para impedir o segundo gol do Vitória. Mas aos 42 minutos, quando o jogo recomeçou, se viu que os esforços de Kléber foram em vão. Fernando cobrou a falta com perfeição, sem chances para o goleiro Lázaro, que entrou no lugar de um sumido Dodô.
No segundo tempo, o Botafogo assustou primeiro. Rodrigo cobrou falta, o goleiro rebateu e Fabiano chutou prensado com a zaga. Aos nove minutos, Leandro acertou um tapa em Cláudio e foi expulso. O Botafogo se animou e levou perigo aos 18 minutos, quando Rodrigo cruzou e Cláudio cabeceou no travessão.
Apesar disso o Vitória não se abateu e continuou mandando em campo. Aos 19 minutos Sand se livrou de Dênis e chutou para fora. Aos 25 foi a vez de Allann Delon cobrar falta e forçar o goleiro a fazer difícil defesa.
De tanto insistir, o Vitória ampliou aos 28 minutos. Sand se livrou da marcação da zaga e rolou para Allann Delon, que se marcação, deslocou o goleiro e se isolou na artilharia da competição com dez gols marcados.
Dois minutos depois, o Vitória perdeu boa chance de ampliar. Paulo Rodrigues arriscou de fora da área e acertou o travessão de Jean. O Botafogo ainda teve chances de marcar com Dênis e Rodrigo, mas eles não aproveitaram e o placar permaneceu inalterado até o fim.
Untitled Document
Vitória
3
x
1
Botafogo
Local
Barradão, em Salvador
Público e renda
Não Divulgados
Árbitro
Alfredo Santos Loebeling (Fifa-SP)
Cartões amarelos
Marcelo Heleno, Elói e Fernando (Vitória)
e Tiago, Leandro Ávila e Ciurlizza (Botafogo)
Cartões vermelhos
Kléber (38´ Botafogo) e Leandro (54´
Vitória)
Gols
Allann Delon (29´ e 73´) e Fernando
(42´); Tiago (15´)
Vitória
Jean, Marcelo Heleno, Valdson
e Elói; Michel, Mazinho (Paulo Rodrigues 57´), Fernando, Paulo Isidoro e
Leandro; Allann Delon e Gustavo Sand (Cléber 90´) - Técnico: Valdyr Espinosa
Botafogo
Kléber, Wilson, Dênis, Tiago (Taílson
83´) e Leonardo Inácio; Leandro Ávila, Ciurlizza, Fabiano (Ronaldo 58´)
e Rodrigo; Cláudio e Dodô (Lázaro 41´) - Técnico: Paulo Autuori.