Curitiba - O confronto entre Brasil e Chile começou cedo. O primeiro jogo foi no dia 8 de julho de 1916. Desde então as duas seleções já se enfrentaram 54 vezes, com 37 vitórias do Brasil e apenas sete do Chile.
Foram 121 gols brasileiros contra 51 do Chile. As duas seleções empataram 10 vezes.
A superioridade desses 85 anos de muitos gols parece ter sido derrubada no dia 15 de agosto do ano passado, quando a seleção ainda comandada pelo técnico Wanderley Luxemburgo perdeu por goleada: 3 x 0 para o Chile, no Estádio Nacional de Santiago. Os gols foram marcados por Esay, aos 25 minutos; Zamorano aos 43, e por Salas, que também estará no jogo do dia 7, em Curitiba, aos 29 minutos do segundo tempo.
Dos jogadores convocados por Luís Felipe Scolari, cinco estiveram presentes na última derrota: o goleiro Dida, o zagueiro Edmilson, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o volante Emerson e o atacante Rivaldo.
Para Edmilson, o fato do Chile não ter mais chances de classificação para a Copa do Mundo de 2002 não quer dizer que o time não venha com vontade de jogar. ``Vontade de ganhar todo mundo tem. O que não podemos deixar é que eles cresçam durante a partida. Temos de marcar um gol logo no início para ganharmos a torcida'', disse o zagueiro do Olympique de Lyon.
Rivaldo, também remanescente da derrota por 3 x 0 para o Chile, não pensa no jogo como revanche. ``O importante é devolvermos a derrota para eles'', disse.
O atacante Marcelinho Paraíba também parece estar confiante. ``Não dá para passar na nossa cabeça outro resultado que não seja a vitória''.
Este é o primeiro jogo oficial da seleção principal do Brasil em Curitiba, embora a capital paranaense já tenha recebido sete amistosos. O primeiro foi contra o Coritiba, em 1968. Brasil 2 x 1.
A seleção voltou à cidade 10 anos depois, jogando contra um combinado paranaense. O time que tinha Leão e Rivellino venceu por 1 x 0.
Em 84 o jogo foi contra o Uruguai. No amistoso o Brasil também venceu por 1 x 0.
Dois anos depois, outro time com a camisa verde-amarela desembarcou na cidade. O Brasil, classificado para a Copa do Mundo do México, veio com Carlos; Leandro, Oscar, Edinho e Júnior; Enzo (Alemão) e Falcão; Muller (Casagrande), Zico (Sócrates), Careca e Dirceu. Mas a equipe não conseguiu vencer o Chile, que, assim como hoje, nã havia conseguido se classificar para ir à Copa. Trinta mil torcedores assistiram ao empate por 1 x 1.
Os outros jogos foram contra a seleção argentina (1 x 1), Camarões (2 x 0) e Letônia (3 x 0).
A seleção olímpica também jogou na cidade, no mesmo estádio onde será disputada a partida do próximo domingo. O jogo foi contra a Romênia e o Brasil venceu por 3 x 0.