Rio - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten mal chegou em Lyon e já ficou conhecendo o seu adversário de estréia do ATP Tour local, que começa nesta segunda-feira. Na primeira rodada, que ainda não tem data definida, podendo ser na segunda ou na terça, Guga enfrentará o croata Ivan Ljubicic, 49º colocado no ranking mundial e 47º na Corrida dos Campeões.
Guga e Ljubicic já se enfrentaram quatro vezes e Guga venceu todas. O último confronto aconteceu no ATP Tour de Indianápolis, em agosto, com vitória de Guga por 7/6 7/5, em quadra rápida. Apesar nunca ter perdido para Ljubicic, Guga sabe que não terá uma partida fácil contra o croata.
“É um jogo duro para a estréia. A gente fez partidas bem disputadas esse ano e vai ser o meu primeiro jogo dessa temporada indoor. Ele saca forte e vai entrar em quadra louco para ganhar de mim," disse o número um do mundo.
Cabeça-de-chave um do ATP Tour de Lyon, que é disputado em quadras de carpetes coberta, Guga chegou nesta sexta-feira no local da competição, acompanhado do técnico Larri Passos, vindo de Florianópolis e inicia os treinos em solo francês neste sábado.
O Grand Prix De Tennis De Lyon marca a volta às quadras do tenista número um do mundo, que disputou o seu último torneio, o Brasil Open, no começo de setembro e marca também o início da temporada de quadras de carpetes coberta, que culmina com a disputa da Masters Cup de Sydney, em novembro.
Esta é a terceira vez que Guga disputa o ATP Tour de Lyon, tendo sido quadrifinalista nos outros dois anos em que jogou. Em 1999 perdeu para Nicolas Lapentti e no ano passado para Patrick Rafter.
O ATP Tour de Lyon distribui U$ 800 mil em prêmios e dá ao campeão 225 pontos no ranking mundial e 45 na Corrida dos Campeões. A vitória na primeira rodada vale 20 pontos no ranking mundial e outros 4 na Corrida.