Paris - Dos 20 jogos, envolvendo todos os nove grupos das Eliminatórias na Europa, serão conhecidas ao final do dia mais seis seleções que estarão na Copa do Mundo do ano que vem. Até agora, já garantiram vaga França (campeã), Espanha, Suécia e Polônia. Os primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente; os segundos disputam uma repescagem.
Itália, Rússia e Inglaterra são os mais bem situados na disputa por uma vaga. Italianos e russos podem se classificar até mesmo com o empate. A Itália, líder do Grupo 8, com 17 pontos, enfrenta a já eliminada Hungria. A Romênia, segunda do grupo, tem que vencer na Geórgia e torcer pela derrota italiana. A Rússia, que enfrenta a Suíça, é líder do Grupo 1, com 20 pontos, três a mais que a Eslovênia, que pega as Ilhas Faroe.
Os ingleses, que se recuperaram sob o comando do sueco Sven Goran Eriksson, precisam vencer a Grécia, em Manchester, pelo Grupo 9, porque têm o mesmo número de pontos (16) que a Alemanha, que enfrenta a Finlândia em casa. Mas levam vantagem no saldo de gols (10 a 4).
No Grupo 2, a vaga direta está entre Portugal e Eire, ambos com 21 pontos. Os portugueses enfrentam a Estônia e Eire, o Chipre. A decepção do grupo, a Holanda, encerra a participação contra Andorra. No Grupo 3, a Dinamarca só precisa vencer a Islândia em casa. Neste caso, o segundo colocado sairá do confronto entre tchecos e búlgaros, empatados com 17 pontos. Na mesma situação está a Bélgica, líder do Grupo 6, com 17 pontos. Basta-lhe vencer a Croácia, segunda com 15, em Zagreb.
Nos demais grupos, os jogos de amanhã servirão para definir quem ficará em segundo lugar e com direito de tentar a vaga na repescagem.