Rio - A Ponte Preta foi a Belo Horizonte, na tarde deste sábado, enfrentar o América, no Independência e conseguiu aplicar uma goleada de 4 a 1 no time mineiro. Com o resultado, a Ponte avançou na classificação do Campeonato Brasileiro e o América voltou a ser ameaçado pelo rebaixamento.
O América iniciou o jogo partindo para cima da Ponte Preta, que tocava a bola e saía apenas quando encontrava espaços nas falhas do time mineiro.
Apesar de ter maior posse de bola, o América não conseguia finalizar bem suas jogadas ofensivas e a Ponte Preta foi equilibrando a partida. Aos 17 minutos, Marquinhos, que havia entrado em lugar de Piá, contundido, partiu em velocidade pela direita, entrou na área e chutou forte, abrindo o placar para a Ponte.
O gol desnorteou um pouco o time do América, que continuava falhando nas conclusões. E a Ponte Preta tirou proveito disso para ampliar o marcador. Aos 28 minutos, Macedo tabelou com Washington, entrou na área e tocou na saída de Maurício.
O América tentou se recuperar do segundo gol sofrido, quando a Ponte Preta chegou ao terceiro. Aos 38 minutos, Ricardo cometeu pênalti em Macedo e, como já havia recebido cartão amarelo, acabou expulso. Washington cobrou e fez. 3 a 0.
Fabrício ainda teve duas excelentes chances de diminuir a desvantagem do América, mas falhou nas finalizações e o primeiro tempo terminou mesmo com a vitória parcial da Ponte Preta.
Na volta do intervalo, a torcida americana, inconformada com o resultado do jogo e com o desempenho do time já vaiava os jogadores, pedindo a dispensa de alguns deles.
Apesar das vaias, o América demonstrava mais vontade e começou a pressionar a Ponte Preta. Aos 17 minutos, o zagueiro André ergueu demais o pé dentro da área e cometeu falta sobre Alessandro. Tucho cobrou e descontou para os mineiros.
Dois minutos depois, aos 19, o América teve a chance de encostar ainda mais no marcador. Tucho tocou para Fabrício, que foi derrubado na área por Rodrigo. Pênalti. Tucho cobrou e o goleiro Alexandre defendeu.
A perda do pênalti caiu como uma ducha d'água fria no time do América. E Ponte Preta, mais uma vez, aproveitou-se do desespero do adversário para ampliar o marcador. Aos 24 minutos, repetindo lance do primeiro tempo, Macedo tabelou com Washington, entrou na área e fez.
Sem forças para reagir, o América apenas assistiu à Ponte Preta tocar a bola, esperando o fim do jogo, garantindo a vitória de goleada.