Rio - A CBF definiu nesta segunda-feira a programação para as duas últimas partidas da seleção pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002, contra a Bolívia e Venezuela, nos dias 7 e 14 de novembro, respectivamente.
O jogo contra os bolivianos será disputado em La Paz, (a entidade ainda tenta a transferência para Santa Cruz de la Sierra, onde não há altitude), enquanto o segundo ainda não tem uma sede definida, mas a cidade de São Luiz (Maranhão) tem grandes chances de ser escolhida, disse um porta-voz da CBF.
O técnico Luiz Felipe Scolari e o preparador físico Paulo Paixão decidiram viajar para La Paz poucas horas antes do início da partida contra os bolivianos, já que "não há muitas alternativas para se jogar a mais de 3.600 metros do nível do mar".
A preparação da equipe brasileira será entre os dias 1 e 5 de novembro na Granja Comary, centro de treinamentos da CBF, em Teresópolis (cerca de 80 km do Rio de Janeiro). No dia 6, viaja para Santa Cuz de la Sierra (Bolívia) e no dia seguinte para La Paz, algumas horas antes da partida, de acordo com a programação estabelecida.
Paixão relaciona a condição física dos jogadores ao sistema tático de Felipão. "Nossos jogadores estão mais adaptados ao esquema tático e isso evita um desgaste em um jogo atípico como esse em La Paz. Temos jogadores que podem suportar os efeitos da atitude, como Lúcio e Edmílson."
Depois desta partida, a seleção retorna para a Granja Comary para mais uma semana de treinamento até a partida contra a Venezuela, em 14 de novembro.
O treinador brasileiro disse que irá divulgar a lista dos convocados em duas etapas. No dia 22 de outubro serão conhecidos os jogadores que atuam no exterior e no dia 28 os que jogam no Brasil.
Já teriam garantido vaga nessa lista: Cafu, Roberto Carlos, Edmílson, Lúcio, Emerson, Rivaldo, Denílson, Élber, Eduardo Costa e Roque Júnior, enquanto Juninho Pernambucano, Ronaldinho Gaúcho, Júnior e Ronaldo têm chances de serem chamados.