Curitiba - O Coritiba completou nesta sexta 92 anos. O clube é o mais antigo do Paraná e um dos mais antigos do Brasil. O Alviverde sempre foi lembrado como o clube das tradições e por conservá-las até demasiadamente em momentos em que as mudanças já eram necessárias.
Mas, desde o ano passado, a conversa mudou de rumo. O Coritiba deixou de se preocupar apenas com o passado e suas conquistas e começou a projetar o futuro.
O responsável pela mudança de pensamento é o gerente de marketing Davi Costa, que chegou em um momento em que a modernização se tornou mais que necessária. “Os clubes que não estão se modernizando estão ficando para trás até nos resultados em campo. O passado engole o clube que não se moderniza. Temos que tomar como exemplo clubes como o Grêmio e o São Paulo, que são muito modernos”, afirmou Davi Costa, que deixa o Coritiba na próxima terça-feira.
O gerente de marketing do Coxa revelou que as mudanças mais radicais no clube foram na parte administrativa. Davi Costa disse que há um ano, quando chegou ao clube, existiam pessoas que mal tinham função definida. “Tinha gente que estava praticamente encostada. Hoje, com a implantação do ISO 9002, todos têm funções, que inclusive estão escritas em papel. Então, mesmo que haja conservadorismo na cabeça de algumas pessoas, a modernização não vai parar, porque os objetivos e metas estão definidos”, disse.
Mas, o passado não foi esquecido no Coxa. Segundo Costa, ele é utilizado para venda de produtos. “Usamos o passado para incentivar o torcedor a vir ao estádio e a comprar os produtos do clube.”
As estratégias de marketing e a modernização do Coritiba renderam frutos. O clube conquistou o certificado ISO 9002, o Prêmio Qualidade Brasil e ainda foi reconhecido pela ONU por seus projetos sociais.