Rio - O Grêmio tem a defesa menos vazada do Brasileirão, com apenas 16 gols sofridos em 17 partidas disputadas. De acordo com o técnico Tite, o segredo da equipe reside na execução de uma marcação avançada, o que alivia a responsabilidade dos homens do sistema defensivo. “A nossa marcação começa lá na frente, com os nossos atacantes pressionando os zagueiros adversários.”
Segundo Tite, essa estratégia pode até não impedir de a bola chegar na área gremista, mas é capaz de desestabilizar a condução da jogada do adversário. “Pressionando a saída de bola, nos induzimos o oponente ao erro.”
Apesar de possuir um ataque relativamente modesto (o Grêmio marcou 22 gols), a boa performance defensiva tem levado o time de Tite a avançar na tabela de classificação do campeonato. Depois de vencer o Cruzeiro por 2 a 0, ontem à tarde, em Porto Alegre, o Grêmio somou 29 pontos e assumiu o 6º lugar no Brasileirão.
O próximo desafio do Grêmio no campeonato será nesta quinta-feira, diante do Santa Cruz, no Olímpico, em rodada atrasada.